Sem categoria
DOSSIÊ MARATONA E MEIA MARATONA
Gui Manocchio, José Bileski e Teka Bender trazem dicas para transformar sua prova
ESCOLHA O TÊNIS CERTO
Meia maratona é uma distância que ainda é preferível optar por tênis velozes à tênis macios. Os tênis com mais amortecimento são mais para treinos, enquanto que tênis responsivos são para corrida de competição. Quanto à maratona é importante estar bem acostumado com o tênis que irá usar, seja ele qual for. Nesse caso, se você for um corredor que opta pelo conforto, use mesmo o que estiver melhor adaptado. O fato é que o modelo a ser usado deve ter sido experienciado nos seus últimos longões. Entrar numa maratona inaugurando modelos de tênis pode ser um erro.
PREPARE SUA MENTE
Para provas mais longas, além do físico o mental também tem que estar preparado.
Treinar sua mente tal qual como se fosse um músculo, é importante para atingir o máximo desempenho.
Alguns pontos importantes que devemos prestar atenção são:
CONCENTRAÇÃO e ESTRATÉGIA
Concentrar-se nas suas metas e paces, de forma a visualizar sua prova em relação a cada detalhe é importante para alcançar o sucesso numa prova longa.
Aconselho a ter mais de uma estratégia de prova, para que você tenha “cartas na manga” no grande momento.
DETERMINAÇÃO e PERSISTÊNCIA
É importante para perseguir as metas planejadas. A determinação ajuda tanto na sua preparação da prova como no dia da mesma. Gosto de falar que tudo se constrói com “um passo de cada vez”! Um passo de cada vez para conseguir sair de casa nos dias mais difíceis, assim como dar um passo de cada vez durante a prova, sem desespero, já que uma prova se corre com uma sequência de passos curtos até alcançarmos a tão esperada linha de chegada!
FLEXIBILIDADE e ADAPTAÇÃO
Às vezes simplesmente não conseguimos atingir as metas propostas. Você inicia a prova e no meio percebe que as coisas não saíram como planejado, mesmo com todo treino e dedicação, e o que você faz? Abandona a prova e deixa pra trás tudo que treinou e se dedicou, ou flexibiliza e se adapta, redirecionando o foco e sua energia para a uma nova meta que possa ser alcançada naquele momento.
MANTENHA A ROTINA
Procure manter a rotina de horários e alimentação que irá utilizar no dia da prova. Evite criar algo novo, seu corpo poderá estranhar e seu rendimento irá ficar aquém do esperado.
LEMBRE-SE DO QUE TREINOU
Faça exatamente aquilo que planejou com seu treinador. Mesmo estando bem treinado, seu corpo não irá fazer algo extremamente diferente daquilo que realizou nos treinos.
TRABALHE A ADAPTAÇÃO
Tenha capacidade de adaptação caso alguma coisa comece a não sair como planejado (tênis desamarrar por exemplo). Não é porque irá parar 30seg para amarrar, que sua prova acabou. Ficar pensando “se não parar, será melhor”, pode ser que o tênis se solte e vire o tornozelo, ocasionando um final de prova muito pior do que o esperado.
SUA PROVA DEPENDE DE SUA ALIMENTAÇÃO
Beba água. Beba muita água mesmo. Use gel. Use sal. Sua prova depende da sua alimentação