bike, ciclismo, corrida, mindset, planilha de treino, run, Sem categoria, swim, treinamento, triathlon, trilifestyle

Organizando os pensamentos no dia D

Este  texto é dedicado para aqueles atletas que competem, que competem sério.

 

Se você é assim, quero que pense sobre alguns assuntos de extrema importância. Ao competir ou participar de um grande desafio, você tenha certeza de estar no dia certo e na hora certa. Principalmente se seu objetivo é alcançar grandes resultados. Dualidade.

 

De um lado existe sua confiança e seu  desejo de vitória e do outro a própria realidade e mil outros pensamentos que tumultuam sua cabeça. Poucos são os atletas tão experientes a ponto de ter uma missão e executá-la sem ter dúvidas, sem nenhum receio. Na maioria dos casos, vejo atletas preocupados com seu emprego, sua família e mais que tudo,  preocupados com seu medo de desempenhar abaixo do esperado. Sentem medo de falhar e do que os outros irão pensar a respeito deles.

 

Preste atenção nesses pensamentos:

“Não é para isso que me inscrevi!”

“Por que estou fazendo isso se é tão difícil? Assim não é prazeroso…”

“O que vão falar de mim?”, O que meu treinador irá pensar? ”.  

Frases como essas, não são ditas em voz alta mas quando menos se espera elas estão lá, martelando sua cabeça. Como barreiras não percebidas.  Aliás são justamente isso, barreiras. E são mais comuns que se pode supor. Inclusive entre atletas profissionais vejo o medo em não compactuar com os treinos que realizou, a perda de  confiança, ou então sentem a cobrança dos patrocinadores.

 

O fato é: Essas coisas não devem estar na cabeça do atleta na hora da prova.

 

Trabalho com pessoas de perfis variados e sempre pergunto o que se  passa na cabeça delas na hora decisiva. Esse assunto é de extrema importância para mim. Interessantemente, em maioria, vejo muitos pensamentos vagos. Parece que precisam de alguém para lhes dizer que são capazes. Que a insegurança que colocaram dentro de si sobrepuja a vontade que eles têm de realizar seu potencial. Muitas vezes, na hora da prova,  não há ninguém para lhes dizer que eles são bons. Não há ninguém além da voz interna deles mesmos. E o julgamento e a dúvida são mais fortes que a vontade de vencer… E a história se repete novamente.   Esses desvios não tem nada a ver com performance perfeita, como se caminhassem em outra direção.

 

Aquele que sabe o que faz, com naturalidade não pensa muito,  apenas executa.   É como se o atleta funcionasse como uma câmera fotográfica: você ajusta o foco e é aquilo. Um giro na lente a mais para esquerda ou para direita e se perde o foco correto. Desvia-se a atenção e vem aqueles pensamentos que não queremos.   É muito importante alinhar esse foco desde já, antes de tudo começar.  Tão importante como o ar é para a vida. Você precisa ter certeza do compromisso e ter o  foco da sua câmera fixo no objetivo final.   

 

Mesmo para aqueles que estão em um nível acima de preparação psicológica, vão ter que evoluir também. Pois entenda que além do universo todo que se passa no seu interior existem milhares de outras pessoas, mil maneiras de pensar que manipulam a própria realidade deles, a existência deles no universo.  Como ser tão intenso a ponto de sua própria realidade prevalecer? De ser o primeiro dentre todos os outros universos que querem ser primeiros? Como moldar isso? Como ser como Usain Bolt nos 100m rasos, que já aponta o número 1 antes mesmo da corrida iniciar?   Adianto que é apenas seguindo conceitos simples, fazendo uma vírgula a mais. Quando outros pensam que é desnecessário e que a parte psicológica tem pouco haver com o resultado, você faz. Quando está muito difícil e 99% das pessoas desistem, você não. E está disposto a fazer o trabalho. E disposto em ir até a última consequência.

 

Como se sua câmera nunca mais girassem as lentes. Esse texto é pra isso. Especialmente se você quiser prevalecer.   (…)

Para se estar no dia certo   Persista sobre os fracassos.

Diga-se a verdade: nem sempre os mais fortes vencem em tudo. Isso é um fato. E se você se acha um dos mais fortes, preste atenção:. na hora que perceber que alguém é mais forte que você, você ficará acuado. Com medo, e não realizará seu potencial. E perderá.  

Por outro lado, e daí? Qual o problema de não vencer, ou  de sentir o gosto do fracasso?

Saiba lidar com ele, pois o sucesso é dependente da correção de inúmeras tentativas.

O fracasso é o formador do caráter.

É o pé da bailarina gasto e cheio de calos.  Esses mesmos que a sustentam na ponta até o final do espetáculo. O fracasso dói tanto ou mais que inúmeros calos, mas é apoiando-se  neles é que irá ter a chance de ser ovacionado no final do espetáculo.  

Persista ainda mais.

Aliás, não conheço ninguém que seja bem sucedido e teve tudo facilmente. É preciso saber persistir através de inúmeras tentativas, frustrações , angústias.  É o grande teste que qualquer um precisa passar. Não seria justo de outra forma. A persistência é, na realidade, a grande recompensa de tudo que virá se a seguir.

 Pois ao dominar uma arte, é preciso passar o pincel em inúmeras telas, é o processo detalhado que acaba tornando o ato, uma paixão. É preciso dedilhar muitas vezes as cordas de uma harpa para ouvir o seu verdadeiro som, bem como é preciso dar milhões de pedaladas para sentir milimetricamente cada músculo agindo e reagindo, contraindo para gerar potência, relaxando para não atrapalhar a ação de outro músculo que se contrai em explosão. Milissegundos. E ao perceber cada fração disso, surge uma deliciosa sensação de afinar o instrumento.  

Tenha fé em você.

Frise-se essa verdade mais do que anterior: os desacreditados em si não vencem.  

“Se você não tem confiança, sempre achará uma maneira de não vencer” , frase do corredor e multi recordista mundial, Carl Lewis, velocista americano.

Frase perfeita, pois se não está preparado, psicologicamente e fisicamente para o sucesso, não terá como vencer. Os confiantes e os preparados, manipulam a realidade em prol de seu objetivo. Quando o desejo é sincero e a luta é realmente posta em jogo, quando todas as sensações internas e os pensamentos estão direcionados no presente, a chance de sucesso aumenta exponencialmente.

    Cresça em força mental.

Não é a toa que os que se preparam melhor e dominam melhor as condições mentais acabam se sobressaindo. Não é ao acaso , por exemplo, que o nadador americano Michael Phelps conquistou mais de 20 ouros olímpicos.  Não é só treino, afinal todos treinam, e muito. É estar preparado, confiante no que irá realizar. Sem hesitar.   Quem hesita perde. Quem avança sem medo, vence.  

Ame o presente.

Parece que algumas pessoas realçam tanto a vida digital deles, mas na hora de realmente acreditarem em si, carecem de confiança. Cadê o brilho no olhar? Não se precisa de muito mais que isso. Fazer por amor, amar a atividade. Seja treinar, seja escrever esse texto, seja levar seu filho para a escola, seja ouvir música… Não adianta pensar no futuro ou relembrar o passado, ou postar algo bacana nas mídias sociais se sempre deixamos o momento presente em segundo plano. Falo principalmente de esporte aqui, porque preciso do esporte para exemplificar o que digo, para realçar a importância,  mas serve para tudo.  

Use mais psicologia.

Nesse aspecto, eu considero muito importante a psicologia esportiva. Para justamente aprumar a consciência dessas pessoas em relação ao seu potencial. Não é treinar 1000 horas, e sim treinar as horas certas, se forem 100 ou 2000, e que essas horas sejam focadas, intensas e concentradas.  Que a hora de competir seja sempre o momento a ser lembrado, o foco de 1000 horas de preparação em 1 de realização. Ou segundos. Mas que seja lembrado para sempre.

  Boxe da vida 

No último round de uma luta de boxe, os dois boxeadores inchados e exaustos não pensam “Ah, se eu fosse assim, se eu fosse mais esperto, seu eu tivesse me preparado melhor…”  Eles apenas vivem jabs, cruzados, para vencer ou perder. Vida ou morte na mente deles. E nada mais tem relevância em seus punhos e mentes…   Eu gostaria que sua próxima prova fosse sempre esse último round.   Saiba que essa construção é feita diariamente. Desde o primeiro pensamento do dia que acorda,  as músicas que seleciona, as vibrações que emana de seu ser. Cada passo, cada olhar, tudo irá ser levado em conta no dia que importa. Se a sua programação mental for superior, se suas ações condizem com o que se propôs e  treinou para fazer, alcançará isso. Todas ações levam ao momento de realização. E assim, na hora que ela se torna palpável, o júbilo do momento alinha seu caráter, suas certezas e lhe dão mais substância para manipular momentos futuros como esse.   É assim que se realiza: mentalizando, treinando para saber que consegue e tendo a confiança necessária para poder acordar de manhã , olhar no espelho e pensar:

“Bom dia campeão.  Hoje você já é um verdadeiro guerreiro. Lembre-se que guerreiros não procuram desculpas, eles criam momentos. Dê o que tiver dentro de si para dar. Doe-se ao combate e de tal forma que todo sacrifício garanta  sua recompensa devida. Não pare mesmo que a vitória pareça improvável.   Mesmo quando tudo e todos estiverem desacreditados em você, você terá forças para se reerguer.   Porque um campeão não se rende jamais. Ele honra o compromisso até o último soco. Até a última consequência.   E agora é a essa hora. A hora da luta”. (…)  

 

Soa o sino, distância . E é sempre o último Round. 

 

Author


Avatar