Sem categoria

Vivendo e Aprendendo

Vivendo e Aprendendo

 

Situações levam a experiências, experiências levam a vivências e essas podem ser incorporadas (para dentro de seu corpo) ou não.  Se não forem será preciso revivê-las,  repetir as mesmas experiências.  Isso pode levar tempo e a velocidade de aprendizado é diminuída. Ou seja, treinar novamente com os mesmos tempos e sensações, platô.  Hoje estou aqui para dar dicas em como incorporar as lições mais rapidamente e melhorar seu rendimento de forma mais veloz.

Sou amante da vida. As vezes me sinto como um pensador constante que procura congelar os segundos para enxergar o próprio tempo por diversos ângulos.  E sendo assim também com o esporte, aliás, especialmente no esporte, procuro aprender e incorporar as lições por todos ângulos.  Entendo que às vezes, também insisto em ter que aprender mais de uma vez, pois ou eu mudei ou as situações estão diferentes.   A introdução é um pouco longa, caro leitor, mas é densa e de suma importância. Se preferir, releia para entender.

 

Vou explicar o básico de como o cérebro funciona, para depois ensinar as melhores ações neste contexto. 

 

 Nosso cérebro se divide em três camadas. Veja a imagem:

Temos o cérebro primitivo (reptiliano), o límbico que coordena algumas emoções e o neocórtex, mais racional.   É o nosso cérebro primário que coordena nossos impulsos e nossos reflexos.  Se vivêssemos baseados por ele seríamos como animais, dominados pelos instintos de sobrevivência. Proteção, procura por alimento e abrigo seriam prioridades unânimes.  As emoções (sistema límbico) foram o segundo passo para evolução agora com junção dos sentimentos, como proteção dos filhos, nossos comportamentos e nossa memória.  Já o neocórtex, por outro lado, coordena as ações intelectuais e pensadas (as reflexões, o planejamento, a organização ) e é ativado intensamente no nosso modo de vida atual.  Nossa inteligência, digamos. 


Spoiler:   Ele (Nosso cérebro)pode trabalhar em uníssono sendo ativado inteiramente para um determinado propósito. No estado de flow isso acontece cuja síntese (e o resultado)  é uma performance aumentada.  

 

Você deve estar pensando:  “Está bem, obrigado pelas informações, mas e quanto ao treinamento, esporte e lições”? 


Fiz uma analogia ligado ao comportamento esportivo com a ativação das partes do cérebro. Ou seja, podemos agir predominantemente através de três maneiras diferentes:

 

  • – POR IMPULSO – Ação conforme seu instinto: Existe tendência à proteção.

Pensamento comum:  “Está bom ou ruim esse treino?  Está me machucando ou cansando muito?

Dificilmente você treina acima do seu potencial, pois os treinos duros são desconfortáveis e seu cérebro entende como stress.  Em suma, você desiste quando há maior dificuldade, ou diminui exponencialmente seu rendimento.   

Ações nesse modo (Impulsivas): Você age e procura qualquer resultado imediato e não a longo prazo. Copia outros sem pensar. Protege-se em primeiro lugar.


Age com o medo como guia.

 

  • – COM EQUILIBRO – Boas ou más condutas, analisadas pela sua razão: Você entende que para gerar adaptações é necessário esforço. Você aceita treinar duro se entende o motivo ou tem um objetivo nisso.

 Pensamento comum:  “Estou fazendo isso por esse fim, esse objetivo ou essa prova”.  

 

 Ações equilibradas: Você copia os bons exemplos e não qualquer exemplo. Existe o estabelecimento de metas e segue-se uma rotina à risca!    Você observa com bons olhos e colhe resultados.

Age com a razão como guia.

 

  • – COM DISCERNIMENTO – Há evolução e o entendimento do processo todo.  Você age com equilíbrio através de algum tempo e reconhece as etapas e o aprendizado fazendo a união neocórtex e sistema límbico

Pensamento comum:  “Eu tenho este objetivo, coordeno meus planos e estabeleço metas. Treino disciplinado, mas ao mesmo tempo deixo fluir. Adoro meu esporte”!  

 

Suas Ações:  seus objetivos realizam-se mais facilmente, você se esforça e colhe frutos rapidamente!  O universo parece conspirar a favor. Você treina e deixa as adaptações acontecerem sem qualquer resistência. Assim, treinar é mágico e seus resultados são estarrecedores para todos, incluindo você mesmo.

Age com amor como guia.

 

Conclusão


Todo processo se inicia instintivamente pelo desconhecido (ativando alguns medos “reptilianos”).  E depois, com a experiência e ajustes ao longo do tempo, chegamos num  equilíbrio transformador e podemos atingir grandes coisas.  Aqui já ativando várias partes do cérebro.   

Poucos chegam a entender todo esse processo e compreender os nuances de cada etapa. Alguns fazem isso naturalmente que é amando o esporte e vivenciando ele com sentimento.  Uma parcela ainda menor consegue agir com esse discernimento constantemente, nas horas boas ou ruins.

 

 

“Tenha coragem para seguir seu coração e intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você quer. Todo o restante é secundário”, disse Steve Jobs em seu discurso de formatura em Stanford, em 2005.

 

Todo esse conhecimento e ativação sempre serão cíclicos. Quer dizer, isso não impede que um atleta que atue com discernimento e em estado de flow sempre aja assim. Certamente terá medo outras vezes, sendo passível de treino e ajuste novamente. 

________________________

 

Nota final: Já tendo explicado alguns significados que são atribuídos a atividade cerebral, comentarei sobre alguns entendimentos, menos explicados.  Sobre a intuição e nosso sistema visceral. 

Sabe aquele frio na barriga? Ou aquele sentimento de embrulho no estômago quando algo vai mal?  Ou então quando assimilamos algum conhecimento inato por nosso coração?   Sim, isso significa que também temos células neurais no intestino e no coração que emitem campo eletromagnético e se comunicam com nosso cérebro a todo instante. 

 

“Assim como nosso coração e intestino têm tecido neural, temos o coração-cérebro, o intestino-cérebro e o cérebro que está em nosso crânio. Se separarmos o que está no crânio em três – réptil, mamífero e o neocórtex humano – então, na verdade, temos cinco cérebros. A intuição opera em todos esses setores“, COMAFORD, 2019.

 

Isso me leva a dizer que o nosso corpo é incrível, cheio de mecanismos e detalhes que ao pesquisar, só vamos somando sabedoria e descobrindo que tudo está ligado.  Queria resumir tudo numa frase pra você se lembrar desse texto e das ações a serem tomadas pra que acelere seu aprendizado esportivo. Na realidade é simples:

 

Ao atuar com propósito e um sentimento jovial (amor) alinharemos nossas vivências esportivas com a experiência dos acertos e erros.  E com discernimento de nossos impulsos e emoções, orientaremos nossas ações a atuar em modo otimizado mais vezes. Isto é: cérebro, músculos e coração atuando como mestres.  

 

Guilherme Manocchio

 

 

Algumas fontes pesquisadas:  https://forbes.com.br/carreira/2019/04/3-passos-para-usar-o-poder-escondido-do-seu-cerebro/

https://www.psicologiamsn.com/2014/03/os-3-cerebros-em-sua-cabeca-curso-neurociencias-gratis.html

https://br.psicologia-online.com/cerebro-reptiliano-o-que-e-caracteristicas-e-funcoes-151.html

 

 

Author


Avatar