bike, ciclismo, Coach, corrida, Gym, planilha de treino, Sem categoria, Training, treinamento, triathlon, trilifestyle

Você já notou seu estilo?

Sentado do lado de fora, observo tudo com olhos de águia. Como se tira uma roupa, tirei minha própria carapaça humana e observo e analiso meu estilo com um olhar diferente. Aliás posso também observar todos, com seus respectivos estilos. Há alguns deles que você conhece e poderá reconhecer, por exemplo : 


O maratonista Kipchoge, serenamente fluído com seus movimentos e com a determinação máxima humana de provar que o ser humano é capaz de tudo isso e muito mais . 




O nadador australiano Ian Thorpe, que ao entrar na água, sentia-se em casa. Mas o furor de seus pulmões expandindo e contraindo à medida que o corpo deslizava numa potência sobrenatural. Não era com resistência, mas um furor de uma provação pessoal.




A suavidade da ginasta Katelyn Ohashi, que ao performar sua apresentação misturou-se inteiramente com sua apresentação. A  plateia inteira arrepiou-se ao ver a arte de sua alma exposta. E como todas as artes assim, emocionava a todos.



Daqui, desse poleiro, penso em mim e naqueles que conheço. Cada qual tem suas braçadas, jeito de guiar a bicicleta ou passadas exatamente do jeito que pensam, sentem e são. 

Aqueles impulsivos, uma braçada mais agressiva . Aqueles que dominam a força, adquirem uma rotação mais baixa no ciclismo. Aqueles loucos por velocidade, têm dificuldade de segurar o ritmo e correr devagar. 

Também vejo que como sentem e pensam sobre si mesmos, assim o são: os confiantes que acreditam que podem, podem. Os temerosos e incertos sobre si, performam com a incerteza e medo. Pelo menos até mudarem seus conceitos .  

Falando de mim. Sim, ganhei títulos incríveis e inéditos para muitos no triathlon. E foi maravilhoso, afinal como sente-se já o é. E eu sentia esse sonho comigo. E era poderoso . 

Ainda assim , vejo meu rigor em ser “cabeça dura”. Correspondia a mim com algumas articulações mais rígidas, uma falta de entender a opinião do outro.

Nisso , meu corpo aderiu aos meus conceitos e me exponho em cada esporte .

  1. Minha coluna torácica ficou mais rígida. Ombros também: fortes e um pouco presos.   Por consequência todos tempos e melhorias que obtive na natação foram com um rigor extremo. E que não poderia ser diferente na época . E melhorei sim, bastante. Mas até um limite.

  2. Meu ciclismo é meu ponto forte . Pois anseio por descobrir o impossível. Acelero até onde meus medos não me traem. E, sinceramente, não tenho muitos. Soma-se a isso a capacidade de suportar esforço por muito tempo. A energia do meu corpo é reposta com alimentos e a natureza . Coisas que o pedalar tem de sobra.

  3. A corrida é bastante pé no chão. Eu a dominava naturalmente e ela correspondia desde minha infância. Se hesitei depois, por lesões ou por incertezas, repercutiu totalmente nas passadas. Toda rigidez mental e reflexões sem sentido depositaram alguns lastros que diminuíram sensivelmente o meu ritmo. Observo facilmente isso.


Entretanto, nem tudo precisa continuar da mesma forma. Como tudo tinha que ter sido, foi exatamente.  Mas não necessariamente precisa continuar. É possível mudar de opinião, pensar melhor ocasionará uma ação melhor. Essa frase é importante pois é bom aceitar e agradecer o que foi e viver melhor desse agora pra frente. 

Como solução aos itens 1 a 3 , pessoalmente moldei minha mente a ser mais flexível e aos poucos meu corpo vai se soltando na água. Com o ciclismo tento achar o equilíbrio em impulso, emoção e sensatez. Enquanto que procuro limpar minha corrida com a pureza de minha mente, provando que não há motivos para não desfrutar cada respiração, cada passada sendo exatamente satisfeito por elas. E aos poucos meu corpo fica mais leve a cada dia . 

Não sei  totalmente o resultado disso tudo mas intrinsecamente e intuitivamente sei que é assim que é pra ser, pois cada dia meu coração se renova por exercitar minhas capacidades fisiológicas e psicológicas. E sinceramente isso é mais importante que outras coisas. Por exemplo, eu posso até acenar para este olhar agora que me analisa e ambos sorrimos . 

Penso que é importante um exame de consciência para perscrutar seu esporte, personalidade e ações para poder tirar o melhor proveito delas. Como rendimento certamente , como felicidade ainda mais,  em correspondência.  A análise que proponho pode escancarar feridas , mas tudo bem. Só precisa querer aceitar e agir um pouco melhor pra frente. 

Author


Avatar