bike, ciclismo, Coach, corrida, Gym, mindset, planilha de treino, run, swim, Training, treinamento, triathlon, trilifestyle

Água e Energização

Estou interessado em desenvolver vocês em poucas linhas. Sabem que tenho costume de pensar fora do costume e vou dar hoje duas dicas extremamente importantes com bases em estudos já realizados e obviamente minha experiência própria.  Isso para que aumentem a estamina, a recuperação entre os treinos e principalmente o rendimento nos treinos e na sua vida.  Lógico que a receita parece que será dificílima, mas não é.

ÁGUA – Primeiro e bem simples:  Beba mais água.  Aposto que você pensaria que eu falaria para você treinar mais, descansar mais ou contaria um segredo valiosíssimo. Eu não fiz somente isso, como também disse como evitar a principal causa overstress do treinamento físico.   E de brinde, como render mais e ser mais produtivo. 

Cientificamente : Jeukendrup, Asker e Gleeson, disseram que não ficar devidamente hidratado pode reduzir a endurance ao exercício quase pela metade.   Por exemplo, se o seu tempo de endurance em uma velocidade crítica, digamos a 85% de sua frequência cardíaca é de 121 minutos, a desidratação pode reduzir o seu tempo de endurance para 55 minutos!   Isso por uma variedade de efeitos: diminuição do fluxo sanguíneo da pele, diminuição da taxa de suor, aumento da temperatura central, aumento da taxa de uso de glicogênio muscular, espessamento do sangue e função cognitiva afetada (fadiga, velocidade de raciocínio, baixa concentração, etc.). Todos esses fatores pioram sua capacidade de desempenho.

Vivência pessoal:  A água é responsável por regular todas as funções do corpo humano. Oferecer uma quantidade de água necessária é o mínimo para limpar,  fluir e performar em alta qualidade.  O ideal é perder no máximo de 2-3% de seu peso para continuar com desempenho preservado.   Depois dos treinamentos a reposição imediata de fluídos é de suma importância. Eu recomendo vocês duplicarem sua ingestão de água no dia a dia e observar se falo a verdade ou não.  Vão gostar do resultado.

CENTRO VITAL – energia – Qi – CALIBRADO:  Os estudiosos das lutas marciais e os orientais sabem da importância de ter os centros de energias vitais calibrados.  Mas para que isso é importante para os atletas de endurance?   Sabemos que os lutadores dão socos e chutes potentes, mas e nós?

Veja essa imagem sobre os 3 Dantians:   

Cientificamente: 

Ter os centros de energias ( Dantians ) fortes e poderá te fazer um atleta mais forte e equilibrado.  “Quando o jing (A energia Qi , do 3o Dantian)  está cheio, essa pessoa é forte, robusta e cheia de energia em todos os sentidos e exala fisicalidade. Quando o jing é fraco e o 3o Dantien não é cultivado, essa pessoa é frágil, envelhecida e com pouca energia. ” (Chris Holder). O autor continua falando que o equilíbrio das energias desses centros geraria estabilidade em seus projetos para a vida.

Uma maneira de equilibra- seria o Qigong, tai chi, ou alguma técnica de arte marcial interna.

Procurei bases científicas para correlacionar com a performance humana e obtive dificuldade de números ligados ao esporte de endurance. Existem inúmeros dados subjetivos , entretanto. Um dos materiais que posso correlacionar é do “American Journal of Chinese Medicine” que  sugere  uma melhora de quase 20% na eficiência ventilatória, captação de oxigênio  e produção de dióxido de carbono pela prática do Qigang. 

Outro ponto interessante foi o comentário de um médico que acompanhou de perto a preparação dos atletas da China para olimpíadas de Pequim 2008.  O Dr. Daoshin Ni, discursando  sobre o sucesso da China nos Jogos Olímpicos os afirmou  que o sucesso da China só pode ser atribuído à disciplina e aos rigores do treinamento chinês, que incluem diariamente  exercícios de qigong.

 

Vivência: Como costume pessoal (subjetivo) procuro  incorporar algumas práticas de respiração, alongamento e energização na minha rotina.  Algumas vezes me proponho a vivenciar algumas práticas orientais como o Qigong. Toda vez consigo perceber a estabilidade e a movimentação de uma esfera protetora de minha energia. Isso é passível de ser canalizada efetivamente nos meus treinos ou na recuperação de algum problema.   Mas esse resultado você só conseguirá perceber se praticar experimentando alguns exemplos abaixo.

Respiração, a base de tudo. Exemplos (clique aqui).

Rotina Completa. Exemplos (clique aqui).


As vezes é sobre técnicas ou biomecânica. Às vezes é sobre preparação física, nadar, correr e pedalar. Outras sobre como melhorar o mindset.  Hoje foi sobre como cultivar sua energia para realizar todas essas coisas. Não existe um tema mais importante, o importante é na verdade o apanhado de tudo, principalmente o sorriso no rosto e o amor ao esporte.  Todo o demais são ferramentas que podem ser utilizadas ou não na construção de seu arsenal. Aí é com você.

Author


Avatar